O termo Desdobramento ou Fechamento é usado em loteria como sinônimo de Arranjos e Combinações. É uma operação matemática que possibilita jogar com uma quantidade maior de números, combinados em vários cartões, de tal maneira que se o resultado do sorteio sempre premiará um ou mais cartões.
O Desdobramento é uma combinação com todas as possibilidades possíveis, por isso a probabilidade de acerto é sempre de 100%.
Há diversas formas de fazer o desdobramento dos números em cartões de 15 números na Lotofácil. Um dos mais utilizados é o que combina grupo de números, pois a combinação de números sem agrupar pode resultar numa quantidade muito grande de apostas.
Exemplo de Desdobramento de um jogo de 16 números em cartões de 15 números.
Para esse desdobramento o que se quer é cercar os 16 números de forma que saindo no sorteio 15 números quaisquer dos 16 escolhidos fica garantido um cartão com 15 pontos.
A Figura abaixo mostra como construir essa combinação.
Note que a combinação resultou em 16 cartões de 15 números. É por isso que o preço de uma aposta de 16 números tem o valor equivalente a 16 cartões de 15, que atualmente custa R$ 48,00 (jul/2024). Perceba também que se um cartão faz 15 pontos todos os demais farão 14 pontos. Isso aumenta bastante o prêmio do apostador.
O Fechamento é uma combinação especial, pois retira do conjunto de apostas os prêmios repetidos. Normalmente o que se busca são as premiações menores. Por exemplo, se o que se busca é acertar 14 dezenas de um conjunto de 16, bastaria registrar uma aposta com as dezenas do 01 até 15. Qualquer resultado em que os 15 números sorteados estejam entre as 16 escolhidas (condição do fechamento) vai resultar no mínimo em 14 pontos. Neste exemplo há 100% de garantia para os 14 pontos se satisfeita a condição. Note que a garantia é do mínimo, pois qualquer aposta pode resultar em 15 pontos (premiação máxima da Lotofácil).
Garantia
A garantia de uma combinação vem da quantidade de jogos da combinação que foram apostados. Muitas vezes o apostador escolhe alguns cartões ao invés de jogar todos. Por exemplo, se dos 16 cartões da combinação acima, o apostador resolve jogar apenas 8, então a garantia será de 50%, pois só a metade dos cartões foram apostados. Nesse caso o apostador corre o risco de que os números sorteados estejam exatamente num daqueles que não foram apostados.
Mas, considerando-se esse exemplo, podemos afirmar que para os 14 pontos a garantia continua de 100%, já que como foi dito, acertando os 15 entre os 16, sai sempre 1 cartão com 15 e os restantes (15 cartões) saem com 14.